23 de jun. de 2009

Você sabe o que é procrastinar?

E aí galela! What’s up?

Tava aqui pensando em escrever sobre este tópico a um tempo e acabou que aconteceu comigo exatamente sobre o que eu iria escrever.

Você sabe o que é procrastinar? Ou você está igual o Zeca Pagodinho: nunca viu, nem comeu, só ouve falar?

Vamos a definição literal da coisa segundo o “pai dos burros”:
Procrastinar: 1. v. Tr. dir. Deixar para outro dia; adiar. 2. Intr. Usar de delongas. Do infinitivo latino procrastinare

Assim, procrastinar (ou postergar) é o ato de “deixar para amanhã o que você pode fazer hoje.” Ou seja, adiar as coisas sem um motivo concreto e real.

Nos tempos corridos de hoje procrastinar é um ato tão comum que em sua maioria não percebemos que o estamos fazendo. Há pessoas que se tornam especialistas na arte de procrastinar e acham qualquer desculpa para não fazer as coisas que precisa (e até mesmo QUER e GOSTA) no momento em que pode fazê-las. E claro, para elas aquilo não pode ser feito naquele momento, só depois.. e depois.. e depois.. e, isso, depois.

Você já pensou em fazer algumas coisas e quando surgiu aquele tempo “livre” pra se dedicar aquilo você simplesmente inventou, ou iniciou outra coisa e depois falou “nossa, não tenho tempo pra fazer as coisas que quero!”. E quando essas outras atividades “prioritárias” não levam a nada e você só percebe depois? Aí é bravo!

Além de nos frustrar muito, isso nos leva a perder o controle sobre nosso próprio tempo, nos estressa, irrita e prejudica em todos os aspectos da vida. É “tudo de ruim”.

Mas pra sair disso é preciso coragem. É preciso parar, pensar e assumir que estamos fazemos isso. E convenhamos é muito difícil assumir pra mim mesmo que estou jogando meu tempo fora e deixando as coisas que quero/importantes pra depois. É muito mais fácil continuar culpando algo externo (como o tempo, ou o mundo moderno) do que assumir que o problema é agente mesmo.

Mas suponhamos que tenhamos atingido esse nível e começamos a pensar no assunto. A “procrastinação” (cuidado pra não confundir com uma outra palavra parecida ehhe) sempre tem um porquê. Um porquê que mora bem lá no nosso interior, escondido (até de nós mesmos as vezes). E ai, temos que encontrá-lo para poder atacá-lo.

Geralmente o ato de procrastinar acontece ou porque não gostamos do que temos a fazer, por medo ou ainda por falta de tempo (que na verdade eu não acho um motivo e sim um sintoma).

Falta de prazer
Quando vemos que não gostamos de algo é fácil saber o porque adiamos sempre. É instantâneo. Tá ali, não gosto, vou fazer depois “essa coisa chata”. Nada mais natural! ;)
Mas e quando não percebemos que não gostamos? Aí que a onça bebe água! E pior, podemos “achar que temos” esse prazer, ou tentar acreditar que gostamos fazer tal atividade. Mas pêra aí. Se eu ADORO essas atividades e sempre fico as adiando por qualquer motivo, algo está errado, não?
Se é isso, talvez seja esse o problema. 

Medo
Aiai.. esse é dose. O medo geralmente está associado a alguma situação passada anteriormente, a baixa auto-estima.
Quanto a outras experiências é aquilo que já estamos cansados de escutar, mas que sempre é bom lembrar: se não deu certo uma vez, não quer dizer que agora não vai dar novamente. Alias a chance de dar certo é ainda maior, já que sempre aprendemos com os erros que cometemos. Mas, condicionar nosso cérebro a entender isso é bastante complicado. Para alguns isso é normal, pra outros é mais difícil. Isso serve também para a auto-estima baixa. Aquele medo de que “não temos capacidade de realizar tal coisa.” Por isso é importante, estarmos preparados e seguros do que vamos fazer.

Falta de Tempo
Essa é uma questão puramente gerencial. Mas na minha opinião ela acaba sendo mais um sintoma da procrastinação do que uma causa. Já viu aquela frase “Tempo é agente que faz?” Então. Claro que não dá pra “fazer tempo” pra tudo, mas é possível se organizar de uma forma que você faça pelo menos um pouco! Hoje em dia é assim, um trilhão de coisas pra fazer, resolver, etc. Mas se agente não deixar de fazer as coisas na hora, quem sabe o tempo fica mais “folgado”? Por isso, acho que se agente faz as coisas quando TEM QUE SER FEITAS o problema da falta de tempo cai por terra.

Eu não sou a melhor pessoa pra falar em como resolver isso porque acabo fazendo isso muitas vezes. Mas é bom agente ficar atento e dedicar a melhorar essas coisas pra que nossa qualidade de vida aumente! To longe de conseguir parar de procrastinar, mas quando você reflete e (principalmente) age em relação a isso as coisas melhoram bastante!

Então vamos pensar nisso, porque já chegamos no meio de 2009 (caraca!) e se ficarmos bobeando acaba o ano e deixamos de fazer metade das coisas que planejamos.

CHEERS!

Nenhum comentário: