4 de jun. de 2009

Não-verbal...

Alguém aí entende, se interessa ou leu algo sobre Linguagem Corporal?

Já li alguns livros sobre o assunto e acho fascinante como o inconsciente trabalha com nosso corpo. Fico também "de cara" como nosso cérebro interpreta esses sinais sem percebermos.

Quase todos movimentos podem ter relações ao que estamos sentindo. E o melhor é que (quase) nunca temos o controle sobre isso. Podemos disfarçar pra onde olhamos, o que falamos, a entonação da nossa voz, etc. Mas disfarçar o comportamento do nosso corpo é uma tarefa árdua.

Vou só passear sobre algumas coisas que lembro que achei muito bacana (tenho que ler mais sobre).

É meio obvio que a imagem de alguém com os braços cruzados dá uma impressão de que a pessoa está na defensiva, se protegendo de algo. Isso é muito claro e ao perceber isso descruzamos nossos braços para parecer mais “à vontade”. Mas assim como nossos braços as pernas e os pés também cruzam. Pernas, braços, punhos cruzados podem indicar que a pessoa está na defensiva. Até mesmo segurar uma pasta, caderno, ou qualque outra coisa, no peito (tampando o acesso a ele) também demonstra proteção, defesa.

Lembra quando nos deparamos com situações embaraçosas, ou complicadas temos a mania de coçar a nuca ou passar a mão na parte de trás da cabeça? Quando fazemos isso estamos reproduzindo o afago de nossas mães/pais quando ao acontecer alguma coisa acariciavam nossas cabeças para nos confortar. Fazendo isso acabamos nos confortando da mesma forma.

Falar com a palma da mão a mostra demonstra abertura para com quem você esta conversando. O contrário seria conversar com as costas da mão a mostra demonstrando uma posição contrária a outra pessoa. Apontar o dedo então.. nem se fala! :)

Tem aquela clássica também: aquela mexidinha no cabelo. Quem já não viu uma mulher fazer isso? Tentado mostrar sua beleza para nós?
Já para as mulheres o homem geralmente não tem cabelo longo, mas estufa o peito, alarga as costas, anda mais ereto, etc...

O rosto (que é lotado de músculos) é um dos mais fascinantes, mais sinceros (difíceis de disfarçar), sutis e perceptíveis para o outro. Ou seja, conseguimos captar, inconscientemente, uma pancada de sinais através do rosto da outra pessoa.

Esses são pouquíssimos exemplos e análises bem superficiais de tantas situações diferentes.

É claro que muitos desses sinais podem não ser absolutamente nada. Alguém pode cruzar o braço/pernas porque está cansado, passar a mão do cabelo porque está atrapalhando a exergar ou coçar a cabeça pode ser sinal de piolho ehehe. O importante é que nada pode ser analisado separadamente. É o conjunto desses sinais que acaba por “denunciar” a pessoa.

Pra quem quer saber mais vai aí as dicas (clássicas): O Corpo Fala e Linguagem Corporal

Cheers!

Um comentário:

Luiza disse...

A linguagem corporal sempre denuncia, não dá mesmo para disfarçar. Quando você vê já está de braços cruzados, pernas cruzadas e sobrancelhas levantadas para aquela pessoa mentirosa. (tudo bem que a sobrancelha é mais evidente, mas algumas pessoas tem tique nervoso disto, nem percebem).
Nos homens é bonitinho quando eles querem aparecer e andam com o maior charme, peito estufado (bien sûr!hehe).É bonitinho demais (embora na maioria das vezes seja mais engraçado do que propriamente sexy, mas ok :P ).
O que eu acho legal é ver os tipos de sorriso das pessoas. E o mais legal ainda é que tem umas com uns sorrisos indecifáveis , o que torna tudo bem mais interessante, rs