30 de nov. de 2011

Entre maças e laranjas...

E aí malungada! Como vão vocês?

Vou falar hoje sobre laranjas e sobre maças. Sim, as frutas! Duas frutas (ou frutos? rsrs) que gosto muito e que possuem sabores bem distintos.

O que há de errado em maças ou laranjas? À não ser que estejam podres não há nada de errado. Só há algo de "errado" (note as aspas) a partir do momento em que estamos ali naquela vontade frenética de comer uma maça deliciosa e suculenta, ficamos aguardando ansiosos. Queremos tanto uma maça que confundimos.

Encontramos uma laranja, mas podemos jurar que é uma maça. É uma fruta, comestível, tem sementes... Então só pode ser uma maça. E começamos a ignorar e não enxergar os indícios de que talvez aquela fruta não seja uma maça. E pronto. Estamos convencidos: é uma maça.

Aí um belo dia você acorda e a única coisa que você vê é uma laranja. E você pensa:

"Como assim uma laranja!? ERA UMA MAÇA ONTEM!!! Que sacanagem!! Essa fruta "podre" me enganou! Fingiu ser uma maça e agora vem com essa de laranja. Que decepção! Odeio essa laranja alaranjada e cheia de gomos! Bleargh!"

Agora, substitua as frutas por aquela pessoa que você acha que te decepcionou ou que te "deixou na mão" e... tchanam! Caímos no mesmo ponto.

Temos uma mania de querer "enxergar" além do que nos é apresentado. Tendemos a "super" ou "sub" valorizar algumas características, atos ou até mesmo nossos próprios "pré-conceitos" e assumimos: tal pessoa é uma MAÇA! Na verdade ela não É uma maça. Nós ESPERAMOS que ela SEJA uma. E quando ela não se mostra a gente fica decepcionado, não?

Tente observar se não é você mesmo que se decepciona, já que é comum esperarmos e gerarmos essas expectativas.

Saboreie a maça e saboreie a laranja, assim, simplesmente como elas são. Se não gostar é só não comer mais e procurar a que você gosta.

TIM TIM!

Um comentário:

Aline Lima disse...

Interessante post...Dorei!