5 de ago. de 2009

Quem vê cara...

Bom galera estou meio ausente daqui não é? Mas será que alguém acompanha isso aqui? huhu..

Ultimamente tenho pensado em escrever sobre algumas coisas pessoais. Tenho recebido algumas críticas e feito auto-críticas que queria compartilhar. Mas vou pincelar sobre uma que eu as vezes acho engraçado, mas as vezes me incomoda. É quase um mini-desabafo.

Mas pensei em escrever sobre isso porque outro dia encontrei com uma pessoa que me conhece pouco. Até acho que esse foi o primeiro dia que trocamos mais que duas frases. E no meio da conversa a pessoa me solta uma coisa que tenho escutado sempre depois dos meus 18 anos: "Eduardo, você é metido demais, esnobe, estrelinha..."
Logo em seguida perguntei "Mesmo? Você acha? Mas assim, porque você acha isso? O que eu faço pra que você tenha essa opinião?" E a resposta nesse caso foi como em 90% das outras vezes "Sei lá.. você parece, você tem cara..."

Justo eu que passei minha adolescência inteira morrendo de vergonha de sair na rua pq minha cara era um chockito ambulante e todo mundo zuava com a minha cara? Mal tinha coragem de falar com as pessoas. E ainda hoje tenho medo de falar com as pessoas. Mas graças a Deus as espinhas se foram, agora é só mesmo a cara cheia de buraco. Ou como ADORAM falar por aí: areia-mijada.

Bom, eu já não me importo mais um monte de gente pensar isso. Quem me conhece mesmo sabe como eu sou e o mais importante: eu me conheço como eu sou. Mas mesmo assim ainda queria entender direito o que me faz "ter cara de esnobe".

Será que é pq eu tenho alguns umas "nóias" e sempre fico na minha na maioria dos ambientes? Assim.. Eu sou extremamente tímido. Não gosto de invadir ou de me intrometer onde não sou chamado. Tenho essa preocupação constante. Então na maioria das vezes, principalmente quando não conheço as pessoas, eu prefiro ficar na minha. Confesso que não sou de chegar no lugar e sair brincando, conversando, pegando, abraçando, falando que adora, que ama, etc. E não acho nem um, nem o outro certo. Acho apenas que são jeitos diferentes de ser.

Será que é por eu ser reservado? Por não abrir mesmo muito minha vida e ser mais reservado sobre o que falar dela pra todo mundo?

Não sei.. pode ser. Mas daí isso ser metido ou esnobe?
Minha concepção sobre esse termo é diferente e por isso eu fico um pouco chateado as vezes qdo falam isso pra mim. Sempre trato todos com educação, tento sempre deixar os outros a vontade, tratar todo mundo igual, não me intrometer e fico na minha. Justamente pra não correr esse risco e parece que isso acaba fortalecendo esse tipo de pensamento nas pessoas. Pra ajudar isso tudo acabei me tornando vocalista de uma banda. Pronto! Isso já é o bastante pra se tornar metido. Se você é o vocalista, logo você é metido e exibido. O que mais uma vez discordo profundamente (não só em relação a mim).

Mas até aí eu entendo, mas não concordo. Entendo porquê esse tipo de impressão da pessoa, depende de momento (vai q eu tava griladão na hora), depende de estereótipos (como no caso do "ser vocalista"), etc. Também pode ser esse meu jeito mesmo mais “low profile”, essas minhas nóias de achar que está incomodando alguém e ficar na minha ou essa minha timidez/medo excessivos. Não concordo porquê pra emitir um julgamento assim eu preciso conhecer a pessoa melhor. Mas claro.. isso eu, né?

Mas a parte que me incomoda é a parte do por eu ter o estereótipo de metido eu ser “proibido” de algumas coisas. "Proibido" de sentir orgulho/felicidade de algo que agente faz. "Proibido" de se sentir feliz. "Proibido" de receber elogios ou de se fazer elogios a mim mesmo.

Isso realmente me incomoda.

Quando eu falo em “proibido” é que toda vez que algo assim chove gente falando que eu sou esnobe, metido, etc. Se eu acho que eu sou um bom jogador de peteca (o que não é o caso hehe) eu sou 10x mais metido. Porque como já “sou metido” se eu me elogio é assinar embaixo. Aí a pessoa já comenta: "Olha lá.. tá vendo! Não falei q o cara é metidão." Se eu me sinto feliz sempre tem um neguinho “Ih, mas ta metido ein?”

Ah e claro já ouvi várias vezes: "Eu nem gosto de falar isso pra você, pq vc já é todo cheio de si. Mas foi bacana tal atitude sua." Poxa, a pessoa vai te fazer um elogio e antes disso tem que dar uma criticada. Além disso tem gente que não abre pra elogiar, mas só pra te detonar. Sabe aquelas que precisam te diminuir sempre perante as outras? (assunto pra outro post).

Meses atrás eu ouvi que eu era metido porquê quando acabou um show eu fiquei sorrindo demais pras pessoas. Ri muito depois disso também.. hehe

Se eu comentar então de relação homem x mulher aí lascou! Você não se interessar por alguém que te “deu moral” é um PECADO! É o atestado de metidez. Pra ser humilde tem que dar moral pra todo mundo e, pra ser o Sr. Humildade, tem que pegar todas.

Sei lá. Acho estranho. Muitas vezes sinto falta de poder fazer, falar, receber cumprimentos e elogios, etc sem despertar esse tipo de julgamento o que acaba me podando várias e várias vezes.

No fim tudo isso deve ser uma bobagem. Eu tenho mesmo que aprender a aceitar melhor tudo isso e deixar pra lá esse tipo de coisa.

Enquanto isso, vou desabafando aos poucos. =)

Cheers!

2 comentários:

Valquíria Nunes disse...

O ser humano sempre está pronto pra criticar mas nunca pronto pra ouvir críticas.. e quando recebemos um eleogio soa mesmo como uma critica porque não estamos preparamos para flores e sepre para as bombas. As bombas são mais aceitas do que as flores. Sempre achamos que alguém quer alguma coisa em troca pois acreditamos que não seja possível gostar de alguém gratuitamente. Faz parte da rotina a politica do "achismo". Agora cabe a nós escutarmos tudo e guardar somente as coisas que realmente vão nos impulsionar. Sejam elas críticas ou elogios.. Mas cá entre nós: DINHEIRO QUE É BOM, NIGUÉM DÁ NÉ?!! rsrsrs.. Você tem seu estilo.. siga suas tendências e agrade seu público. O mundo dorme feliz com música.. e eu agradeço!!! Bjussss

Luiza disse...

É estranho pessoas que não te conhecem muito falarem que você tem um jeito metido, né? É aquela coisa, não se deve julgar um livro pela sua capa.
Acho que as pessoas vão falar de você sempre, sabe? Especialmente porque você parce estar bem, você é bonito, parece ter uma vida legal, tem emprego, é vocalista de uma banda, etc,etc,etc... E as pessoas simplesmente ADORAM colocar defeitos em coisas que parecem estar boas, adoram!
Uma coisa que estou aprendendo agora é a não dar importância para o que pensam/falam de mim. Porque no fundo só você mesmo sabe o que você é, como se sente e o que você quer para si e,afinal, quem são as outras pessoas para ficarem te julgando?
E talvez as pessoas te achem "estrelinha" (hehehe)por você ficar na sua. Deixe que elas pensem (até porque provavelmente elas não irão mudar mesmo.),você não pode mudar seu jeito simplesmente porque elas se sentem intimidadas (não sei se essa é bem a palavra, mas é algo po aí) por você.Como a Valquíria disse: você tem seu estilo e deve segui-lo enquanto achá-lo certo para você, independente das opiniões (porque intromissão na sua vida é o que não vai faltar, especialmente porque você é uma figura pública, hahaha xD).