27 de mai. de 2009

O que é meu.. é meu!

Opa!

E aí pessoal? Tudo bem? Fimose? :)
(É muito estranho falar assim com o nada... hehe)

Post de reflexão..

Já viram como ficamos bravos, como sentimos uma quase ofensa quando outras pessoas nos dizem “Cara, você está errado.” Muitas vezes agente sabe que estamos, mas uma outra pessoa dizer isso dói demais dentro de nós mesmos.

E isso porque? Porque me sentir mal se outra pessoa fala que eu to errado sem nem mesmo discutir sobre isso...

Acontece que o ser humano é inundado de vaidade: o tal EGO. Por ser uma idéia, um objeto, um produto MEU ele imerge dentro do nosso ego. É “meu” carro, “minha” casa, “meu” celular, “minha" caneta e até mesmo “meu” Deus. A idéia do “meu” está acima de qualquer coisa. Aquilo é nosso e ninguém tasca. Quando alguém critica acaba ferindo nosso ego.

E isso ainda vai além! (Somos complexos demais) O que fica em jogo não é somente que “estamos errados” sobre tal assunto ou que meu celular está detonado. Todas as nossas crenças e concepções ficam ameaçadas. Alguém dizer que estamos errados nos leva a reconsiderar tudo: o nosso gosto pelo estrogonofe, nossa opinião sobre os ovinis, ou se falar meio cheio é mais certo que falar meio vazio. Parece que todas nossas idéias devem ser revistas.

E nem vem me falar que você não sente isso. Que lhe dá bem com a crítica. Lhe dar bem é o que fazemos, mas no fundo, lá no fundinho, agente sente um pequeno ressentimento.

No final, o que acontece é que gostamos sempre de continuar acreditando no que já acreditamos. Então mesmo sabendo que estamos errados, ou que nosso carro ta uma @#$% agente tenta milhões de argumentos internos pra mostrar que estamos certos em continuar tendo as idéias ou coisas.

Por isso, tenhamos cuidado quando criticarmos alguém.


Cheers!

2 comentários:

Luiza disse...

Você é muito filosófico, Eduardo! :)hehe Mas desenvolve umas idéias legais que nos leva a pensar sobre nós mesmos e nossas condutas perante as pessoas.
Acho que tem que ser uma pessoa MUITO evoluída para aceitar críticas. Eu odeio críticas, fico nervosa e só não choro porque sou orgulhosa :P. Porém acho que elas são necessárias porque nos fazem crescer; não todas, é claro, mas aquelas críticas que vêm das pessoas que acreditam em nós e nos querem bem.
E sobre estar errado: é outro saco. Eu fico com vergonha e me sentindo o ser humano mais inútil e ignorante que existe na face da terra e, sinceramente, eu gosto de pensar que eu não sou assim normalmente.xD
O ser humano é uma criatura muito "altiva" e tudo que se aproxime negativamente de seu orgulho é motivo de linchamento. hehe
Oh, foi quase uma redação aqui.. :P

P.S.- você não está falando sozinho, pô! Olha a gente aqui! hehe

Anônimo disse...

Aquele lance de: Não arremessar rochas ígneas intrusivas nos mamíferos ainda vale?

De repente me senti culpada pelo desabafo... rs

Mas não se desespere a sempre uma luz no fim do túnel. Nem que essa luz seja apenas o farol de um carro. Não deixa de ser uma luz!!!

Sempre atenta, e nunca esclarecida.. ME!!!